Ronaldo Ishizaka: Talento brasileiro brilha no 7º Burajiru Grand Chef em Tóquio
(Foto: Reprodução – Embaixada do Brasil em Tóquio, 2024)
Ronaldo Ishizaka, chef brasileiro residente em Tóquio, foi o grande vencedor da 7ª edição do concurso Burajiru Grand Chef, promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio. Ele conquistou os jurados com o prato “Outono – Arroz negro com castanha kuri, castanha do Brasil e polvo”, que destacou a união entre ingredientes brasileiros e japoneses.
O tema deste ano foi o arroz, um elemento central nas tradições culinárias de ambos os países. Segundo Ronaldo, sua inspiração veio dos ingredientes sazonais japoneses: “Achei o kuri e um peixe que não quis utilizar pois o arroz precisava brilhar. Fui com o arroz negro porque queria algo diferente”, revelou o chef.
A final aconteceu no domingo (17), reunindo sete finalistas que tiveram 1 hora para preparar pratos criativos à base de arroz, incluindo ao menos um elemento das culturas brasileira e japonesa.
A bancada de jurados foi composta por nomes de peso: Gaele Akahori, da Le Cordon Bleu Tóquio; a chef Mizinha, da Trigo Buffet; Patricia Okamoto, da Pattys Sucré; além do Cônsul-Geral do Brasil em Tóquio, André Chermont de Lima, e da Ministra Conselheira da Embaixada do Brasil, Patricia Côrtes.
“Assim como no ano passado, foi bem difícil chegar a uma conclusão. Todos os sete finalistas apresentaram pratos bem-idealizados, criativos e bem-executados”, destacou o Cônsul-Geral. Ele ainda anunciou que 2024 será marcado pelas celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, com uma programação rica em eventos culturais e gastronômicos.
A Jornada de Ronaldo no Japão
Há seis anos no Japão, Ronaldo participa do Burajiru Grand Chef desde sua chegada ao país. Formado em gastronomia no Brasil, ele ingressou no concurso para ganhar visibilidade e buscar oportunidades no mercado gastronômico japonês.
Ronaldo já havia alcançado o terceiro lugar em edições anteriores. “Uma das coisas que me deu credibilidade no concurso foi a seriedade dos jurados. Todas as críticas que recebi me fizeram crescer”, contou ele, que atualmente trabalha como cozinheiro em uma escola internacional em Tóquio.
Ele também lembrou o período em que precisou sair da zona de conforto: “Trabalhei um tempo em fábrica, mas nunca me desconectei da área. Sempre fazia freelances, eventos ou dava aulas. Chegou uma hora que não queria mais continuar em fábrica e saí da minha zona de conforto. Fiquei desempregado até conseguir esse trabalho.”
Premiações
Ronaldo recebeu o troféu Burajiru Grand Chef, elaborado pela TMK, além de prêmios em dinheiro, kits de produtos da Le Cordon Bleu Japan e utensílios profissionais da Tramontina. Todos os finalistas foram premiados com produtos de marcas como Latin Yamato, Açaí Motion e Hiro World, além de certificados de participação.
Classificação Final:
- 1º lugar: Ronaldo Ishizaka – “Outono – Arroz negro com castanha kuri, castanha do Brasil e polvo”
- 2º lugar: Bruno Ouni – “Burajiru Kaiseki”
- 3º lugar: Ricardo Massao Bassani Nozaki – “Arroz doce de yuzu com crumble de castanha de caju”
FONTE: Japão Hoje | Silvio Mori
Publicar comentário