Tremor de 6.4 atinge região central do Japão
(Foto: Reprodução | JMA, 2024)
Um terremoto com magnitude preliminar de 6.4 atingiu a região de Noto, em Ishikawa, e outras áreas do centro do Japão na noite desta terça-feira (horário local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA). O tremor foi registrado às 22h47, a uma profundidade de aproximadamente 10 quilômetros, na costa oeste da província.
Apesar da magnitude significativa, não foi emitido alerta de tsunami. A intensidade sísmica foi medida em 5 inferior na escala japonesa de 7 pontos, indicando abalos fortes o suficiente para causar danos leves a moderados em construções.
O tremor ocorre em meio aos esforços de recuperação na região de Noto, que ainda se recupera de um devastador terremoto ocorrido no Dia de Ano Novo.
Impacto nos Transportes e Infraestrutura
O serviço de trem-bala na linha Hokuriku Shinkansen foi temporariamente suspenso entre Toyama e Kanazawa, informou a operadora JR West.
A Hokuriku Electric Power Co. comunicou que não foram registradas anormalidades na Usina Nuclear de Shika, localizada na província de Ishikawa.
De acordo com a JMA, tremores com intensidade sísmica de 1 ou mais foram sentidos em uma ampla área, abrangendo do nordeste ao oeste do Japão.
Prevenção e Reações
Autoridades continuam monitorando a situação e inspecionando infraestruturas essenciais nas áreas afetadas. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos significativos.
Os tremores servem como um lembrete da necessidade de preparação constante em um país suscetível a terremotos.
Publicar comentário